Buscar
  • Valle RH

Como montar um currículo de sucesso!



1. Personalize o conteúdo


Adapte o conteúdo do seu currículo para 2021 de acordo com os requisitos da vaga que você quer conquistar. Recrutadores não têm tempo a perder para ler frases que não interessam para eles naquele momento.

Essa personalização inclui desde as palavras-chave essenciais para que ele seja encontrado pelas ferramentas de busca até detalhes relacionados a resultados obtidos, habilidades e competências.

Exclua tudo o que não vier ao caso.


2. Comprove suas competências


Um bom currículo não deve apenas anunciar que você tem capacidade de liderança e sabe trabalhar sob pressão. É preciso trazer evidências, descrever resultados, apresentar impactos mensuráveis e métricas.

Se você aumentou a receita da empresa, por exemplo, deve citar números (desde que não sejam confidenciais, é claro) e dar exemplos práticos. A ideia é exemplificar os tópicos de habilidades com realizações concretas. Quantifique os fatos respondendo “quantos”, “quanto” e “com que frequência”.

Confira a diferença entre um texto fraco e um texto forte.

Mau exemplo

“Empreguei excelentes habilidades de comunicação para liderar com sucesso uma equipe por meio da criação e entrega de uma nova estratégia de marketing que produziu receitas significativas.”

Bom exemplo “Gerei 6 milhões em receitas em apenas 18 meses, dirigindo uma equipe de 20 pessoas para criar e executar uma nova estratégia de marketing.”

Entende a diferença? 😉


3. Recheie o cv com resultados


Agora que você entendeu a diferença que alguns números podem fazer no conteúdo do seu currículo, vale a pena revisar todos os itens para incluir resultados concretos sempre que possível.

É como se você estivesse respondendo algumas perguntas que o recrutador certamente faria em uma entrevista individual.

Essa objetividade, segundo a especialista, é o que cria conexão imediata e maior impacto sobre o recrutador.

Quer exemplos? Vamos lá!

Mau exemplo “Empreguei um ciclo de vendas mais longo para fechar contas em um território europeu historicamente desafiador para aumentar 156% a receita de novos negócios em dois anos.”

Bom exemplo “Aumentei a receita de novos negócios em 156% ao longo de dois anos no mercado europeu, empregando um ciclo de vendas mais longo para fechar contas em território historicamente desafiador.”


4. Considere o trabalho dos robôs


Na etapa de triagem de currículos, a maioria das empresas utiliza sistemas para garimpar apenas aqueles que de fato têm a ver com a vaga que deve ser preenchida. Para ser selecionado, um currículo para 2021 tem de dar “match” com a vaga.

Por isso, na hora de se candidatar a uma oportunidade online, tome o cuidado de utilizar as palavras-chave corretas para que seu currículo seja encontrado pelo robô leitor.

Uma dica simples é considerar quais as principais palavras que o recrutador colocaria no Google se estivesse procurando alguém com as suas características para ocupar determinada vaga em uma empresa. Certifique-se de que essas palavras aparecem literalmente no seu currículo. Além disso, vale evitar o uso de tabelas e gráficos que podem não ser lidos pelos robôs.




72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo