Buscar
  • Valle RH

COMO ELABORAR UM CURRÍCULO COMPLETO DE MANEIRA SIMPLES?

Atualizado: Set 23



1. Personalize o conteúdo.


O currículo é a sua primeira apresentação ao recrutador, portanto precisa ter um conteúdo claro com o seu perfil profissional para que possa chamar a atenção! Sendo assim, vamos considerar em tópicos o que você precisa mencionar em seu currículo. A ordem abaixo é a mesma que você deve seguir no momento de elaborar o documento.


Dados pessoais: Listar apenas dados fundamentais, como nome completo, data de nascimento, estado civil, endereço (bairro/ cidade), número de telefone pessoal/ recado e e-mail.


Objetivo: Deve ser direto, precisa indicar a área ou cargo que está pretendendo se candidatar.


Formação: Informe o seu grau de instrução, como cursos técnicos, graduações, especializações e demais cursos profissionalizantes ou idiomas. No momento de listá-los, sempre comece pela formação mais recente até chegar até a mais antiga, considerando também a instituição e ano de conclusão. Quem está na faculdade ou já se formou não precisa mencionar conclusão do ensino médio. Caso esteja cursando, considere também o semestre em curso e o período (matutino, vespertino ou noturno) completando com previsão de conclusão.


Experiência Profissional: Momento que merece mais atenção, pois é onde os recrutadores analisam a sua vivência no mercado de trabalho. Mencione as empresas em que trabalhou, sempre inicie com os 3 últimos registros e se necessário complemente com os demais, começando pelo mais recente ao mais antigo. Informe o nome da Empresa, período com as datas de entrada e saída conforme constam na Carteira de Trabalho, cargos e atividades descrevendo suas principais responsabilidades e rotina de trabalho. Experiências sem registro ou Freelance também podem ser mencionadas, mas é importante destacar que foi desta maneira. Experiências mais antigas e que não possuem relação com a vaga pretendida, não precisam ser inseridas.


Informações adicionais: Neste campo você pode considerar se possui habilitação, veículo próprio, disponibilidade de horários e/ ou viagens entre outros dados que considere relevante.


2. Evidencie suas competências


Além de considerar suas capacidades, habilidades, no campo das experiências profissionais você pode destacar resultados obtidos, dados que sejam impactantes para análise dos recrutadores.


3. Considere a tarefa dos robôs


Importante destacar que os recrutadores recebem milhares de currículos e a avaliação é feita de maneira rápida. Atualmente visando otimizar os processos de seleção, são utilizados sistemas com ferramentas de robô, filtrando exatamente o que se precisa para vaga, por isso recomendamos o uso de “palavras chaves” como por exemplo citar seus conhecimentos específicos na área de atuação ou da vaga pretendida, habilidades técnicas, entre outros pontos que considere relevante para vaga.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo